quinta-feira, 10 de março de 2011

Padrão EBD - Liçao 11 - O primeiro consílio da igreja Cristã. CPAD

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES AOS PROFESSORES:

Antes de tecer qualquer comentário, quero vos lembrar, professores, que o objetivo do Padrão não é dizer o que você irá dizer na sua aula, uma vez que as classes tem necessidades particulares e o professor deve estar atento para tal para estar acrescentendo em conhecimento e espiritualidade de sua classe/alunos e evitar de estar repetindo ao máximo o que o aluno já tem conhecimento. (relembrar é uma coisa, repetir é outra) - Você professor tem a oportunidade de ouro de bem direcionar a fé de sua classe, uma vez que eles são voluntários a aprender, e estão ali de bom grado. O mais importante em uma aula não é o que você estudou e preparou; o mais importante são os alunos e suas reais necessidades. O que diferenciará uma aula monóloga (onde o professor fala muito e o aluno pouco ou não fala) para uma participativa é o SABER OUVIR. Ouvindo bem, você terá uma possibilidade bem maior de atender as reais necessidades de seus alunos, entenderemos melhor seus questionamentos e com isso, responderemos melhor e com mais propriedade o questionamento. Somente sabendo ouvir teremos noção da real necessidade da classe, e aí, você poderá acrescentar conhecimento e espiritualidade em seus alunos. Não se apresse a falar. Você não precisa responder todos os questionamentos. O MAIS IMPORTANTE NÃO É O QUE VOCÊ TEM A FALAR, E SIM, O QUE VOCÊ TEM A OUVIR!

PADRÃO EBD – Lição 11 - 13 DE MARÇO DE 2011 – revista ''Jovens e Adultos'' – CPAD.

Título: Primeiro consílio da igreja de Cristo

A lição deste domingo fala do consílio que ouve em Jerusalém. Observamos que o autor se equivocou no título, onde ele coloca como o ''primeiro''. Porém, a propria revista mostra que esse seria o terceiro (tópico 1 numero 3), porém isso não é determinante para o nosso estudo.
Quero aqui ressaltar que o comentarista trás uma lição interessante, que se observarmos somente o livro de Atos, cap 15 não teremos a real noção do que está acontecendo. Só por Atos entendemos que esse consílio foi aparentemente bem tranquilo, e sem maiores problemas. Porém, Galatas nos fala melhor dos bastidores deste importante consílio. (Gl.2: 1-16)
Ao lerem esse texto, observem que o clima não era dos melhores, mostrando que haviam 2 grupos bem distintos na igreja no primeiro seculo: os da circuncisão e os da incircuncisão (observe Gl 2:12 e At 15: 1,2 e 19 eles tratam da questão dos gentios e não da igreja como um todo).
É importante ressaltar que vemos um crescimento extraordinário entre as igrejas dos gentios após a decisão que tomaram em Jerusalém, livrando os gentios dos costumes da Lei. Porém não é o que acontece com os da ''circuncisão'', que continuam guardando os costumes da lei a ponto dessa igreja deixar de existir com a destruição de Jerusalém e da judeia, a partir do ano 70.
abaixo, vai o link oficial da lição pela CPAD:
Duvidas, perguntas, acrescimos: poste aqui ou me envie um email. Paz!!!

Um comentário:

  1. Seja bem-vindo ao UBE. Gostaria de ser seu amigo.Pode acompanhar as minhas notícias e se tornar membro do meu blog no:
    http://radiopentecostal.blogspot.com/

    Qualquer coisa estamos por aí.

    Marivan.

    ResponderExcluir